Ir direto para o conteudo
Recursos de Acessibilidade
Imagem de Diferenciais

ItGreen e Portoleve

O ITgreen é o programa do Porto Digital voltado para a promoção das tecnologias da informação para o desenvolvimento socioambiental. Os quatro eixos de atuação do ITGreen são: Resíduos Tecnológicos, Acessibilidade Digital, Formação para inclusão de jovens no mercado de trabalho e Cidades Sustentáveis.

O ITgreen atua, em todos os eixos, na:
  • Realização de estudos e pesquisas;
  • Produção de informações estratégicas;
  • Sensibilização e mobilização empresarial;
  • Realização de eventos técnico-científicos (SIREE – Seminário Internacional de Resíduos Eletro-eletrônicos); e
  • Apoio ao desenvolvimento de tecnologias urbanas sustentáveis
O Porto Digital tem a consciência de que o desenvolvimento tecnológico e econômico não pode estar dissociado do desenvolvimento social e da preservação ambiental. Por essa razão, desenvolve junto as suas empresas, ações estruturadas de responsabilidade social. São priorizados quatro eixos:
  • Formação de jovens para a empregabilidade – o Porto Digital situa-se em uma área portuária e industrial antiga, que possui um núcleo populacional de baixos níveis de desenvolvimento humano. Suas iniciativas envolvem ações de inclusão digital e formação técnica para jovens em idade escolar. Oportunidades reais de trabalho vêm sendo criadas a partir destas ações em articulação com as empresas instaladas.
  • Resíduos eletrônicos - A despeito de ser considerada uma atividade de baixo impacto ambiental, as tecnologias de informação geram volumes crescentes de resíduos tecnológicos. O Porto Digital atua junto às empresas com o objetivo de orientá-las quanto às melhores práticas de aquisição, uso, reaproveitamento e descarte responsável. 
  • Acessibilidade digital - o Porto Digital desenvolve ações voltadas para a ampliação das oportunidades de acesso aos serviços e informações digitais por parte de pessoas portadoras de limitações auditivas e visuais. Para tanto, oferece (i) capacitação às empresas para o desenvolvimento de sistemas e tecnologias assistivas e (ii) conscientização dos setores público e privado para a importância de desenvolverem websites e outras ferramentas acessíveis por parte deste grupo populacional
Mais informações: www.itgreen.org.br.

PORTO LEVE

O Porto Leve é um projeto de sustentabilidade que busca prover serviços inovadores e ecologicamente sustentáveis no ambiente do Parque Tecnológico do Porto Digital, para melhorar a mobilidade, a segurança e a comodidade de trabalhadores, empreendedores, visitantes, turistas, entre os mais diversos tipos de público que circulam na região, melhorando a qualidade de vida destas pessoas. O projeto Porto Leve esta focado em três grandes áreas com objetivos específicos:

Promover mobilidade sustentável
Apoiar a segurança e gestão da circulação de veículos
Promover estudos sobre tecnologias no parque
A visão integral da mobilidade no projeto Porto Leve procura conciliar o desenvolvimento económico das empresas do Parque do Porto Digital, a melhora da acessibilidade a este e a melhora da qualidade de vida. Os serviços oferecidos procurando uma mobilidade mais sustentável são os seguintes:

  • Bicicleta Pública
  • Carro elétrico
  • Estacionamentos inteligentes
  • Zona Azul
  • Transporte Público
  • Informação Estacionamento 
O projeto inclui ainda a criação de um Centro de Estudos sobre Tecnologias Aplicadas à Mobilidade Urbana, com o objetivo de divulgar, debater e consolidar as soluções de mobilidade urbana para o Bairro do Recife, com ênfase nas propostas escopo do projeto.

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Aplicadas à Mobilidade Urbana atua como núcleo de inteligência do projeto e principal canal de interação com a população. As principais ações desenvolvidas pelo centro são: Difusão de informações acerca do projeto e de demais ações inovadores no âmbito da mobilidade urbana, com foco no Porto Digital e Bairro do Recife. Mais informações: www.portoleve.org.

Compartilhe por Email Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn
Logo dos patrocinadores