Ir direto para o conteudo
Recursos de Acessibilidade
Imagem de Parque

FAQ

Separamos uma lista com as perguntas mais frequentes sobre o Porto Digital. Tire suas dúvidas e navegue pelo resto do nosso site para saber mais sobre o parque tecnológico.

O que é o Porto Digital?

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Localizado no Recife, sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. Desde 2015 o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas e futuro das cidades como área estratégica.

Reconhecido por sua territorialidade singular entre parques tecnológicos, o Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife e no bairro de Santo Amaro, totalizando uma área de 149 hectares. A região, antes degradada e de pouca importância para a economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado desde a fundação do parque, em 2000. Desde a fundação do Porto Digital, já foram mais de 50 mil metros quadrados de imóveis históricos restaurados em toda a extensão territorial do parque tecnológico.

O Porto Digital é uma Organização Social, fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo "Triple Helix". Essa iniciativa propiciou o ambiente necessário para fazer com que o parque tecnológico se transformasse num dos principais ambientes de inovação do País.

O que é o Núcleo de Gestão do Porto Digital?

O Porto Digital é gerenciado de forma privada por uma Organização Social (O.S.) sem fins lucrativos, o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD). Criado em dezembro de 2000, o NGPD é uma Organização Social (OS) privada sem fins lucrativos qualificada pelo Governo de Pernambuco e pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e regulamentada por meio do Decreto n° 23.046, de 19 de fevereiro de 2001. Desta forma, o NGPD é credenciado pelo Governo para obter mais flexibilidade e agilidade no desempenho de suas atribuições.

Esse arranjo original possibilita que o NGPD, além de ser a governança do Porto Digital, seja também o ponto de articulação de diversas instituições voltadas para o desenvolvimento econômico e social da região. Assim, o NGPD tem como propósito estruturar e promover a gestão autossustentada de um ambiente de negócios de classe mundial.

O modelo de organização é resultado da interação entre a cadeia produtiva, governos e universidades, os setores chaves da sociedade que estão envolvidos no processo de inovação. O objetivo maior do NGPD é criar um ambiente propício à inovação e melhoria da competitividade das empresas, além de atrair grandes empresas e investidores para o Porto Digital.

O NGPD tem como visão ser referência em gestão de ambientes de empreendedorismo e inovação, responsável por tornar o Porto Digital um vetor de desenvolvimento do Recife, um pilar da economia de Pernambuco e um modelo global de parque tecnológico.

A missão do Núcleo de Gestão é promover condições de competitividade para criação, atração e fortalecimento de empreendimentos inovadores de Tecnologia da Informação e Economia Criativa no Porto Digital. Os valores seguidos pela organização social são a Eficiência, a Austeridade e a Criatividade.

Quais as áreas de atuação das empresas do Porto Digital?

O parque tecnológico atua em dois eixos temáticos principais: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC). Dentro desses eixos, as áreas de atuação das empresas inseridas em seu ambiente incluem:

TIC
Aplicativos para dispositivos móveis
Consultoria em TI - planejamento, teste e qualidade de software e processos
Call center
Comércio eletrônico
Data center
Desenvolvimento de hardware
Desenvolvimento de softwares
E-business
Infraestrutura e conectividade
Inteligência artificial
Jogos e entretenimento digital
Mobilidade e gestão urbana
Outsourcing
Páginas eletrônicas
Pesquisa e desenvolvimento
Sistemas educacionais
Sistemas embarcados
Sistemas de gestão empresarial
Segurança da informação
Sistemas e redes neurais
TV digital

Economia Criativa
Cine-vídeo-animação
Design
Fotografia
Mídias digitais
Moda
Música

Serviços Associados
Agências de publicidade
Agências de viagem
Arquitetura
Assessoria de comunicação
Comercialização de hardware
Comercialização de suprimentos
Escritórios de advocacia
Escritórios de contabilidade
Educação e treinamento
Institutos de pesquisa
Manutenção, instalação e suporte de hardware

Quais os benefícios de se instalar no Porto Digital?

Instalar-se no Porto Digital significa estar situado em uma região privilegiada. Na capital pernambucana, o parque tecnológico está situado nos Bairros do Recife, Santo Amaro, Santo Antônio e São José, uma localização privilegiada, central e de fácil acesso. Distante 10 km (25 minutos) do aeroporto (aviação regional e internacional), com proximidade de caminhada a mais de 30 restaurantes, restaurantes, bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica, Citibank e Santander), farmácias e shopping center, etc, o parque também está inserido no palco urbano das principais manifestações da rica cultura pernambucana.

No município de Caruaru, o Porto Digital marca presença com o Armazém da Criatividade localizado na BR 104, KM 62 - Nova Caruaru, Caruaru PE.

O Porto Digital oferece em seu território:

22 Laboratórios
02 Auditórios
02 Showrooms
04 Salas de Treinamento
09 salas de reunião
02 Aceleradoras
03 Incubadoras
05 Espaços de Coworking
08 imóveis em operação
05 imóveis sendo requalificados
Pitch Cin/UFPE

Esse cenário confere à região do Porto Digital a mais moderna infraestrutura do Recife para realização de eventos de tecnologia ou economia criativa, bem como treinamentos e cursos de educação à distância. Nas imediações do Porto Digital, o Centro de Eventos está a alguns metros de restaurantes, shopping, bancos, serviços de gráfica rápida, agência de fotografia, assessorias de imprensa, agência dos Correios, entre outros.

O ambiente produtivo do Porto Digital oferece uma série de diferenciais competitivos no que se refere aos custos de instalação e operação, ao apoio às empresas e seus colaboradores, ao suporte na interação com o poder público, academia e o sistema produtivo local, à infraestrutura de suporte à P&D de soluções inovadoras, dentre outros benefícios oferecidos pela cidade do Recife e estado de Pernambuco.

Abaixo, listamos alguns benefícios e incentivos de ordem prática que o Porto Digital oferece às empresas embarcadas.

Benefícios intangíveis:
- Direito de uso da marca Empresa Embarcada no Porto Digital na realização de ações promocionais e comunicação da empresa
- Suporte na promoção de ações estratégicas da empresa a partir dos canais de comunicação do Porto - Digital (site, facebook, twitter, newsletter, etc)
- Atividades e eventos de integração e aproximação com clientes, fornecedores e parceiros
- Atividades e eventos de fomento a realização de negócios e conexão com mercados estratégicos
- Proximidade com outras empresas e instituições de base tecnológica

Benefícios tangíveis:
- Infraestrutura de salas para reuniões e treinamentos, auditórios e galerias
- Laboratórios e estúdios de alta tecnologia para economia criativa
- Redução do ISS . as empresas instaladas no Porto Digital e que atendam os requisitos previstos na lei de incentivo e redução de ISS, usufruem o beneficio concedido pela Prefeitura do Recife, que consiste na redução de 60% do tributo. Com esse desconto, o ISS passa de 5% para 2%
- Lei de Incentivo à Ocupação do Solo consiste em condições especiais de uso e ocupação de solo, que, de acordo com a Lei Municipal Nº 16.290/97, concede isenção no IPTU de acordo com o tipo de reforma realizada no imóvel ocupado
- Redução do Imposto de Renda: O decreto nº 4.213 definiu os empreendimentos prioritários para o desenvolvimento regional, nas áreas de atuação da extinta Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste SUDENE, para fins dos benefícios de redução do imposto de renda, inclusive de reinvestimento, em diversos setores, incluindo as áreas de eletroeletrônica, mecatrônica, informática, biotecnologia, veículos, componentes e autopeças da indústria de componentes (microeletrônica)
- Infra-estrutura de apoio empresarial, facilitando o acesso à capacitação e treinamento
- Projetos de consultoria e apoio à captação de recursos
- Programa de internacionalização de negócios
- Incubadoras de empresas
- Programa de apoio na obtenção de certificação de qualidade no desenvolvimento de software
- Programa de Responsabilidade Social
- Aceleradora de empresas;
- Programa de relacionamento para funcionários;

Como embarcar minha empresa no Porto Digital?

Para embarcar no Porto Digital, a empresa precisa desenvolver atividades na área de Tecnologia da Informação e Comunicação e/ou de Economia Criativa e estar estabelecida no território do parque tecnológico. Uma vez estabelecida no Porto Digital, a empresa deve solicitar seu embarque ao Núcleo de Gestão do Porto Digital, se cadastrando através do preenchimento do Formulário de Embarque (http://portodigital.org/area-restrita/cadastro.php).

A nossa equipe está disponível para fornecer as orientações preliminares para o processo de instalação no Porto Digital. Contate-nos para:

Apresentação do Ambiente de Negócios
Análise e enquadramento do perfil da empresa
Prospecção de um local ideal para a localização da empresa
Informações sobre benefícios e incentivos oferecidos
Ligue para (81) 3419.8037 ou envie um e-mail para renata@portodigital.org e marque a sua visita.

Qual o território do Porto Digital?

O Porto Digital possui uma área total de 149 hectares somente na capital pernambucana, onde ocupa a totalidade do o Bairro do Recife e um quadrilátero no bairro de Santo Amaro.Os limites do parque, no entanto, foram expandidos para o Agreste em 2014. Em Caruaru, o Porto Digital também opera o Armazém da Criatividade, localizado no Polo da Moda da cidade.

Nas palavras do arquiteto Noé Sérgio, o Bairro do Recife resume no seu perímetro mais de quatro séculos de formação de uma cidade. É nesta ilha de 100 hectares que está estrategicamente localizada uma grande parte do território do Porto Digital, pois ela fica no centro da região metropolitana, o que permite fácil acesso a qualquer ponto da cidade e está localizada a 7 km do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes — Gilberto Freyre, o principal aeroporto do Nordeste.

No entorno da ilha, bem como ao redor do bairro de Santo Amaro, funcionam diversos edifícios empresariais que abrigam as empresas de tecnologia do Porto Digital, um distrito bancário, órgãos públicos e governamentais, shopping center, cartórios, escritórios de advocacia, contabilidade, agências de publicidade, assessorias de marketing e comunicação, centros de capacitação, casa de recepção, dezenas de restaurantes, cinema, teatro e institutos de artes.

Em Caruaru, o Porto Digital mantém uma operação que apoia a cadeia da moda e áreas como design e games, além dos setores de tecnologia da informação.

Como agendar uma visita ao Porto Digital?

Você pode agendar visitas para conhecer o ecossistema do Porto Digital no recife e também visitar o Armazém da Criatividade em Caruaru.

NO RECIFE
Empresas, parques tecnológicos, investidores, órgãos de governo e centros de pesquisa podem agendar sua visita preenchendo o formulário VISITAS PROFISSIONAIS.

Já instituições de ensino podem solicitar o agendamento de apresentações institucionais sobre o Porto Digital para grupos (professores, estudantes de instituições de ensino em geral, como universidades, cursos técnicos, escolas a partir do ensino médio, entre outras), em uma das apresentações mensais oferecidas pelo Parque preenchendo o formulário APRESENTAÇÕES INSTITUCIONAIS DE ENSINO.

EM CARUARU
Para visitas técnicas ao Armazém da Criatividade em Caruaru o agendamento deve ser realizado pelo telefone (81) 3725-7000 ou pelo e-mail contatocaruaru@portodigital.org. As visitas ocorrem preferencialmente às terças e quintas, às 11h ou 16h.

Desde 2013 o Porto Digital recebeu mais de 4.500 visitantes de mais de 40 países e mais de 2.800 pessoas participaram de suas apresentações institucionais.

A demanda por visitas é muito intensa e por esta razão, com o intuito de aumentar as chances de termos disponibilidade de recebê-lo, sugerimos que a solicitação de visita seja feita com muita antecedência (veja prazos no formulário relacionado ao seu tipo de visita).

Atenção:
- O prazo de resposta para sua solicitação é de até 7 dias corridos
- A data e horário sugeridos no formulário serão considerados, contudo, ainda não há garantia de disponibilidade no ato da solicitação
- Tente nos munir do máximo de informações possível para agilizarmos a marcação da visita
- Caso necessário, entraremos em contato para buscar mais informações

Compartilhe por Email Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn
Logo dos patrocinadores