Porto Digital atrai multinacional japonesa e startup mineira de inteligência artificial

decrease font size increase font size

Porto Digital

Em 2022, o Porto Digital tem continuado a atrair empresas do porte nacional e internacional. Entre as principais novidades do parque tecnológico localizado em Recife (PE) no primeiro semestre estão a gigante japonesa NTT DATA e a A3Data, startup mineira de data analytics e inteligência artificial que embarcou no polo pernambucano em sua consolidação de expansão nacional.

Mesmo com os eventos adversos provocados pela crise sanitária da covid-19, o Porto Digital registrou aumento no número de empresas embarcadas - chegando a 355 companhias, organizações e instituições - um crescimento de quase 100% do faturamento entre 2018 e 2021. Apenas no ano passado, o resultado alcançado pelo polo de inovação chegou a R$ 3,67 bilhões gerados em negócios no ano, e crescimento de 10% a mais no número de colaboradores em comparação ao ano anterior, somando quase 15 mil profissionais - 56% a mais do que o acumulado em 2018.

NTT DATA embarcou oficialmente no Porto Digital em março deste ano

A NTT DATA - a sexta maior empresa de serviços de TI no mundo - chegou ao parque tecnológico com a expectativa de abrir 230 postos de trabalho apenas neste ano, tendo a capital de Pernambuco como uma escolha estratégica. Entre as capitais brasileiras, Recife é a que possui mais alunos per capita na área de tecnologia, além de contar com cerca de 600 PhDs.

Já a A3Data, apesar do nome semelhante, atua em um setor mais específico que a gigante japonesa - a análise de dados e aplicação de inteligência artificial. Nesta expansão da empresa de Belo Horizonte para o Recife com apelo nacional, serão investidos R$ 15 milhões no desenvolvimento de duas novas soluções baseadas em dados a partir de um novo modelo de negócios, que pretende desenvolver na A3Data um hub de produtos digitais. Junto com a chegada ao Porto Digital, a A3Data abrirá mais 70 vagas de emprego qualificados.

O mote de atração de talentos e capital humano é um dos maiores desafios da área de tecnologia da informação atualmente, enfrentado por empresas e ambientes de inovação em todo o mundo. No caso da capital pernambucana, o programa Embarque Digital - iniciativa da Prefeitura do Recife e do Porto Digital - abre as portas para que estudantes de escolas públicas façam graduações na área, com o curso pago pelo poder público em faculdades reconhecidas e com contato direto com o mercado.