O Porto Digital inicia a celebração dos seus 25 anos com um marco especial: o lançamento do livro digital “Porto Digital - Inovação e Preservação no Centro do Recife”, que registra os caminhos percorridos por um dos principais ambientes de inovação do Brasil. O evento de lançamento foi realizado no dia 24 de julho. A obra já pode ser acessada gratuitamente: https://site.portodigital.org/livro.
A publicação é fruto do Projeto Cultural para Reabilitação de Áreas Centrais, uma realização do Porto Digital em parceria com o BNDES, e reúne reflexões, histórias, experiências e visões sobre a presença e o impacto do ecossistema de inovação no Bairro do Recife — território que testemunhou profundas transformações urbanas, sociais, econômicas e culturais ao longo das últimas duas décadas e meia.
Mais do que uma celebração de datas, o lançamento do livro marca um importante registro institucional e cultural. A obra mostra como o Porto Digital tem sido protagonista na construção de uma cidade mais conectada com o futuro, sem perder suas raízes e sua memória urbana.
“Muito além de celebrar esses marcos históricos, este livro reforça o papel do Porto Digital como força transformadora da cidade. É uma memória viva de como a inovação e o empreendedorismo, juntos, podem reescrever a história de um território, revitalizar o centro do Recife e gerar impacto real na vida de milhares de pessoas ao longo de gerações”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Desde sua fundação, o Porto Digital tem sido protagonista na transformação urbana do Bairro do Recife. Mais de 200 mil m² de imóveis históricos foram recuperados, sendo 30 mil m² diretamente reabilitados pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD). Esses esforços contribuíram para revitalizar uma área que antes enfrentava abandono e insegurança, impulsionando a economia local, atraindo empresas e gerando empregos.
Ao longo desses 25 anos, o Porto Digital não só conectou talentos, como impulsionou negócios, requalificou espaços e formou novas gerações, reescrevendo a narrativa de um bairro e inspirando um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil. Agora, em 2025, a campanha comemorativa convida a sociedade a reviver essa trajetória e sonhar os próximos capítulos dessa história coletiva.
Sobre o Projeto Cultural para Reabilitação de Áreas Centrais
Com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Porto Digital tornou público o documento síntese do Projeto de Reabilitação de Áreas Centrais, desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos. Como previa o projeto, a cidade do Recife esteve no foco da iniciativa inovadora que busca transformar a dinâmica urbana e social das áreas centrais da cidade. Mas não só isso: o projeto, que recebeu um investimento de R$ 2,75 milhões, tem como meta, a partir da capital pernambucana, criar modelos replicáveis para revitalização de centros urbanos em todo o Brasil.
Em outras palavras, além de valorizar o patrimônio histórico e a infraestrutura já existente, o projeto buscou tornar o centro do Recife mais atrativo, habitável e apto a receber negócios. A partir deste modelo desenvolvido, o projeto promete inspirar outras cidades a adotar abordagens personalizadas para reabilitação urbana, com potencial de transformar não apenas espaços físicos, mas também dinâmicas sociais e econômicas.
O projeto foi dividido em quatro eixos: estudos sobre reabilitação urbana; análise territorial; propostas e modelos econômicos, jurídicos, urbanísticos e governança; e resultados e aprendizados. A partir do Porto Digital e do BNDES, com foco na sustentabilidade e inclusão, a cidade do Recife reforça seu papel como referência nacional em inovação e gestão urbana.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há mais de 24 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 21 mil colaboradores distribuídos em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal. Para acompanhar notícias em tempo real sobre o Porto Digital acesse: https://jornaldigital.recife.br/
Copyright © Porto Digital. Todos os direitos reservados. CNPJ 04.203.075/0001-20