Porto Digital e BNDES realizam o II Seminário de Reabilitação de Áreas Centrais

decrease font size increase font size

Porto Digital

O Porto Digital e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizaram, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o II Seminário de Áreas Centrais - atividade de apresentação dos resultados do Projeto de Reabilitação de Áreas Centrais e discussão sobre possibilidades para reabilitação dos centros das cidades brasileiras.

O Projeto engloba o desenvolvimento, partindo do centro da cidade do Recife como referência, modelos e mecanismos capazes de mobilizar interesses e investimentos, públicos e privados, em favor de processos de reabilitação de áreas centrais de cidades. O II Seminário serviu para apresentar os resultados encontrados e conhecer o case de São Luís (Maranhão), modelos de financiamento como do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica Federal por meio de programas como o Morar no Centro e outros dados e informações relevantes para o planejamento urbanístico.

Foram quatro Mesas para debater perspectivas complementares para esse olhar para o centro das cidades brasileiras:

  • As diferentes experiências na construção da reabilitação urbana

  • Diferentes percursos na reabilitação de áreas centrais

  • Perspectivas de transformação: o Recife como caso

  • Construindo caminhos para a reabilitação urbana de áreas centrais

Durante as mesas, especialistas de diversas áreas participaram e contribuíram para ampliar o debate sobre o assunto e propor soluções que sejam replicáveis e escaláveis. Com base nessa construção coletiva, será elaborada a Cartilha para Reabilitação de Áreas Centrais, que será disponibilizada no primeiro trimestre de 2024.

Sobre o Projeto

O Projeto contou com atividades como a realização de seminário internacional, o detalhamento do modelo de referência, a definição do perímetro, a consolidação de metodologia, seleção de modelo de gestão, desenvolvimento de diretrizes e apresentação de resultados, com foco na reabilitação urbana de área do bairro de Santo Antônio. Os documentos gerados estão em processo de publicação (disponibilizados em: https://site.portodigital.org/reabilitacaoareascentrais).