REC'n'Play começa nesta quarta-feira. Confira o que você precisa saber

decrease font size increase font size

Porto Digital

O REC'n'Play está de volta e vai ocupar o Bairro do Recife entre os dias 16 e 19 de novembro. O maior evento de tecnologia e inovação do Nordeste e um dos maiores do Brasil chega à quarta edição com atividades gratuitas de educação, negócios, experiências e entretenimento. Aberto a participantes de todas as idades, o evento gratuito é um Carnaval do Conhecimento que promove a reocupação do Recife Antigo pelo recifense e por participantes de todo o País. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas no site www.recnplay.pe.

Realizado pelo Porto Digital e Ampla Comunicação, o REC'n'Play tem como princípio ocupar o centro histórico do Recife e conectar os participantes com a experiência do ambiente de inovação do parque tecnológico por meio de quatro eixos temáticos: Tech, Cidades Inteligentes, Economia Criativa e Empreendedorismo. Ao longo dos quatro dias de evento, as atividades contemplam especialistas e público geral, trazendo palestras, debates, shows, rodadas de negócios, instalações artísticas, experiências tecnológicas e muito mais.

O REC'n'Play 2022 terá mais de 600 atividades distribuídas em 23 prédios, além de ruas e praças do Bairro do Recife e Santo Antônio. O evento também marca a chegada de imóveis reabilitados e em processo de recuperação, como o Edifício Chanteclair. Entre os destaques da programação cultural haverá uma homenagem aos 30 anos do Movimento Manguebeat, shows para o público infantil e troças carnavalescas, trazendo de volta o espírito do Carnaval ao Recife Antigo.

"O REC'n'Play volta a ser realizado depois dessa pausa de dois anos por conta da pandemia de Covid-19. É um grande momento de troca de conhecimentos e experiências, totalmente gratuito, e com palestrantes de reconhecida expertise nacional e até internacional que demonstram a importância do Recife para o Brasil e mesmo o mundo", comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

"O maior orgulho que a gente tem, na Ampla, é de ser co-realizador do maior evento de tecnologia e inovação do Brasil. E isso é algo que traz toda uma renovação de marca e trabalho. E agora, depois da pandemia, podemos retomar esse grande evento junto com o Porto Digital", aponta o co-presidente da Ampla Comunicação, Queiroz Filho.

Para participar das atividades do REC'n'Play, os interessados deverão se inscrever no site do evento. Essa inscrição será unificada, valendo para toda a programação, no entanto, a participação em cada atividade dependerá da lotação das salas, seguindo o critério de ordem de chegada. Já os shows e atividades abertas nas ruas não precisam de inscrição prévia.

Manguebeat
O movimento Manguebeat, que completa 30 anos de criação em 2022, tem um espaço todo especial na quarta edição do REC'n'Play. Entre as atrações musicais estão confirmadas as apresentações de Otto, Isaar e a banda Mundo Livre S.A, além do show da banda Edun Ará Sangô, vencedora do Festival Let's Play. O evento ainda contará com uma trilha de conteúdo escolhida a dedo pelo produtor cultural Paulo André e pela cantora e filha de Chico Science, Louise França. Entre as atividades previstas constam oficinas, lançamentos de livros, exibição de filmes que trazem conexão com o movimento, além de bate-papos com artistas da época.

Conectividade gratuita
Os participantes e visitantes do REC’n’Play poderão se conectar à internet gratuitamente. A Um Telecom, em parceria com a Vagalume, será responsável pela instalação de pontos de conexão em 75 locais, sendo 44 em prédios onde ocorrerão as programações e outros 31 externos, com oferta de Wi-Fi. Serão disponibilizados links dedicados de fibra óptica, com velocidade de 300 Mbps.

Parceiros de conteúdo
A programação do REC'n'Play 2022 é construída também por importantes parceiros de conteúdo como CESAR, CESAR School, Hospital das Clínicas, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper, Instituto LED, Instituto de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Prefeitura do Recife, Sebrae, Senac e Sesc.

Com amplo espaço na programação, a Prefeitura do Recife irá participar com iniciativas como: Festival de Celebração da Boa Comida, Feira Credpop, Conecta Recife, EITA!, Investe e muitas outras. Pela primeira vez, o REC’n’Play cruza as pontes e ganha o bairro de Santo Antônio com atividades promovidas pelo Recentro, comitê gestor criado pelo poder executivo municipal para revitalizar a área central da cidade.

O CESAR, por sua vez, através do seu braço de ensino, o CESAR SCHOOL, levará ao evento toda a sua expertise em educação inovadora e o futuro do mercado de trabalho a partir de uma série de aulas, palestras e debates que abordarão temas como metaverso, design, programação, comunidades digitais e muito mais. Os principais destaques são as trilhas “CESAR School para inspirados” e “CESAR School para inquietos”. O CESAR oferecerá dois hackatons: o Maratona da Inovação e o Hacklabs.

O Senac e a Casa Zero também são presenças certas no REC’n’Play. Elas integram a programação, levando desfile, bate-papos, jogos, aplicativos e ampla agenda de palestras e oficinas sobre Moda, Tecnologia, Artes e Gastronomia. Um dos destaques será o desfile de moda “Pierre Cardin e o Movimento Manguebeat” na passarela da Casa Cor PE, no edifício Chanteclair. Ainda no rol das atividades, há construção de miniaplicativos com scratch, voltado para o público infantil.

O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) e a Faculdade Tiradentes vão comandar a Arena de Drones, que vai ocupar o Boulevard Rio Branco. A ideia é proporcionar ao público vivenciar, na prática, a experiência de pilotar um drone.

Diversão e atividades também não vão faltar nos Polos do Sesc, que vão ocupar a Capitania dos Portos e o Boulevard Rio Branco. Além das oficinas de brincadeiras esportivas e com material sustentável, a programação vai contar com recreação esportiva e de lazer, ações de bem-estar, jogos temáticos, atividades musicais e de dança, bem como orientação nutricional e vacinação contra a Covid e gripe.

O Sebrae, outro importante parceiro do Carnaval do Conhecimento, vai ocupar o prédio Apolo 235, onde os participantes vão conferir diversas atividades com temáticas relacionadas ao ecossistema de inovação nas áreas de saúde, educação e agronegócio. Haverá, também, um espaço para networking. Ainda no mesmo prédio, a programação vai seguir as fases da trilha de uma startup. Já na área que será ocupada na Avenida Rio Branco, o Sebrae vai ofertar o espaço Cliente do Futuro, voltado para os futuros empreendedores.

Atividades culturais e experiências
O Som na Rural vai ocupar as ruas do bairro e abrirá as portas para as atividades culturais, que contarão com dois palcos. Em frente à Torre Malakoff, na Rua do Observatório, o palco principal Recife Cidade da Música receberá os maiores shows, como Otto, Isaar, Mundo Livre S.A e Mundo Bita, e funcionará com atividades na quinta e sexta-feira das 19h até meia-noite, e no sábado à tarde. Também vão passar pelos palcos do REC’n’Play, o cantor e compositor Lucas dos Prazeres, a cantora Bione, o grupo Edun Ará Sangô, as bandas Abulidu e Jambre e um coletivo de DJ’s Reggae pelo Reggae, uma das atrações vencedoras da seletiva Let’s Play.

Já o Boulevard Rio Branco vai receber dois espaços com propostas bem diferentes: o palco SESC irá abrigar atividades de quarta a sábado, das 14h às 23h. De outro lado da Rio Branco, a Arena Drone será uma área exclusiva para o público pilotar drones, fazer manobras e interagir com a tecnologia.

Atividades de conteúdo
Entre as atividades já confirmadas, destacam-se as palestras: “Mulheres na Tecnologia: a hora é agora!", com Cynthia Zanoni; "Faculdade ou Boot Camps? Cientistas da Computação que são bons Desenvolvedores", com Fábio de Miranda; e “Evolução e mudanças das organizações nacionais de e-sports”, com Carlos Júnior. Também são destaques as rodas de conversa: "Narrativas do audiovisual na educação antirracista" com Bárbara Carine, Larissa Luz, Kemla Batista e o jornalista Márcio Bonfim como mediador; e "O papel da educação no enfrentamento da violência de gênero" com Viviana Santiago, Priscilla Pereira, Carol Raimundi e mediação da jornalista Mônica Silveira. A programação segue com as temáticas: “Como estruturar ecossistemas de Inovação, com Chico Saboya; “Boas práticas de Design de Produtos”, por Renata Brasileiro, do IFood; e “Estratégia de Vendas Digitais”, com Thiago Rebelo.

Convidados
A edição deste ano do REC’n’Play já tem entre os convidados confirmados nomes como a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Consentino; o prefeito da cidade portuguesa de Aveiro, José Ribau Esteves; a influencer Ademara; a nadadora olímpica e campeã mundial de natação, a pernambucana Etiene Medeiros; os jornalistas André Trigueiro e Pedro Lins; a cantora Maria Gadu; o cantor e apresentador China Ina; o Head of Sales–Growth do TikTok, Bruno Lopes; e João Souza, co-fundador e diretor de Novos Negócios e Parcerias do FA.VELA.

Programação kids
As crianças terão o sábado para aproveitar o REC'n'Play. Além do show do Mundo Bita no palco Recife Cidade da Música, em frente à Torre Malakoff, oficinas de pintura, robótica e muito mais complementam a programação kids. Para fechar o dia, o Laboratório de Formação da Primeira Infância levanta a bandeira educativa para os pequenos e as pequenas.

Gastronomia
Além das opções gastronômicas que o Bairro do Recife já oferece, os participantes do Carnaval do Conhecimento também poderão desfrutar do Festival de Celebração da Boa Comida. Um evento de agroecologia, gastronomia, economia solidária e cultura, que será realizado do outro lado da ponte, no Bairro de Santo Antônio, dentro do Polo de Ecologia Urbana, sediado na Praça da Independência (Praça do Diário). Promovida pelo Recentro, a iniciativa tem como objetivo valorizar a agroecologia, os bons hábitos alimentares e as práticas gastronômicas, potencializando as relações sociais, o comércio e fomentando o turismo através da gastronomia local a partir de uma feira gastronômica, oficinas, venda de produtos agroecológicos da agricultura familiar e trocas de mudas.

Atividades esportivas
Nem só de tecnologia, inovação e empreendedorismo é feito o REC'n'Play. Pela primeira vez, o evento conta também com uma corrida de rua, promovida pelo Sesc, que marca o encerramento da programação no domingo, dia 20 de novembro. Atividades esportivas e de bem-estar complementam o espaço do exercício físico.

Curadores
O conteúdo do REC'n'Play é escolhido a dedo por uma série de profissionais especialistas nas diferentes áreas que englobam o evento. Emprestam sua expertise na trilha de tecnologia: Giordano Cabral, Monica Bouqvar e Henrique Foresti.
Já a temática de economia criativa conta com Fred Jordão, Paulo André Pires, Louise França, Biel Anceles, Tito Lindoso, Bruno Melo, Cacá Macena, Taty Calixto, Adriana Couto e Luciana Veras. Para selecionar os temas e palestrantes de empreendedorismo, Renata Sellaro e Haim Mesel compõem o time de especialistas.
Por fim, na temática de cidades, o REC'n'Play conta com a colaboração de Cláudio Nascimento, Francisco Cunha, Zeca Brandão, Renata Gamelo e Circe Monteiro.

Espaço Imprensa
Uma das novidades desta edição do REC’n’Play é o Espaço Imprensa. Uma área para os profissionais de imprensa que vão estar na cobertura do evento, tanto para montar matérias quanto entrevistar palestrantes. O espaço está localizado na UNIAESO, na Rua do Bom Jesus, e terá salas de conexão com wi-fi e ambiente para entrevistas e descanso. O horário de funcionamento será das 9h às 23h durante os quatro dias do evento.

É importante ressaltar que os profissionais de imprensa que vão cobrir o evento devem se dirigir à sala da Incubação no Apolo 235, localizado no segundo andar do prédio, para a retirada do crachá, que dará livre acesso a todas as atividades. Qualquer dúvida, podem entrar em contato com Peterson Mayrinck, da equipe de comunicação do Porto Digital, pelo telefone (81) 9.9104-1447.

 

NÚMEROS DO REC’N’PLAY 2022
● Quatro dias de evento.
● Mais de 600 atividades.
● 23 diferentes espaços de atividades: Cais do Sertão, Centro de Artesanato, SECTI, Livraria Jaqueira, Cesar Tiradentes, Cesar School Brum, Apolo 235, Paço do Frevo, Casa Zero, Teatro Hermilo Borba Filho, Teatro Apolo, Softex Pernambuco, UNIAESO, Cesar School Bom Jesus, ETE Porto Digital, Ti Saúde, Cinema do Porto, Pró-Criança, Accenture Innovation Center, Insole, FabLab Recife, Mesa Mobile Thinking;
● 15 espaços com atividades abertas: Palco Recife Cidade da Música na Torre Malakoff, Capitania dos Portos, Laboratório da Primeira Infância, Unidade Móvel da Secretaria da Mulher, Conecta Recife, Feira Credpop, Palco Jornada de MC’s, Espaço Sebrae, Palco Sesc, Arena Drone, Planetário, Espaço Senai, Espaço Chanteclair Casa Cor, Polo Ecologia Urbana e Polo Ecologia Urbana (anexo).
● Mais de 700 palestrantes.

PARCEIROS REC’N’PLAY 2022
. Apresentação: Sebrae
. Patrocinadores: Prefeitura do Recife, Itaú BBA, Grupo Moura, Petrobras, Um Telecom, Vagalume, NTT Data, Da Fonte Advogados, Queiroz Cavalcanti Advocacia, Faculdade Tiradentes, Centro Universitário Tiradentes, Cesar, Uninassau, Uniaeso, ABDI.
. Parceiro de Mídia: Rede Globo Nordeste
. Parceiros estratégicos: Sesc, Fecomércio, Senac, Jornada de MCs.
. Apoio: Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), Insper, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Fundação Joaquim Nabuco, Accenture, Casa Zero, Aries, Assespro Pernambuco e Paraíba, Babylon Station, Cais do Sertão, Casa Cor, Cesar School, Centro Integrado de Tecnologia e Informação (Citi), Coquetel Molotov, FabLab Recife, Secretaria de Cultura do Recife, IFPE, Insole, Iprec, Livraria Jaqueira, Manguez.Al, Mesa, Softex Pernambuco, Paço do Frevo, PROA, Movimento Pró-Criança, TDS Company, Ti Saúde, Yolo, Sepro-PE, UFPE, WeOOh, Mekhos e Semana Global do Empreendedorismo Brasil.
. Realização: Porto Digital e Ampla Comunicação


SERVIÇO
REC'N'PLAY 2022
Quando: de 16 a 19 de novembro de 2022
Onde: Bairro do Recife
Outras informações, programação e inscrição: http://recnplay.pe